domingo, 23 de dezembro de 2012

Os Homens Que Odeiam As Mulheres (Millennium 1) - Stieg Larsson


Título: Os homens que odeiam as mulheres (Millennium 1)
Autor: Stieg Larsson
Nº de Páginas: 551
Editora: Oceanos - Bis Leya

Sinopse: «O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstrom e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium.
Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer.
Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. 
Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.»

Bem, tinha grandes expectativas para este livro, visto que se tornou um grande sucesso em todo o mundo. Cedo percebi que se tratava de uma escrita muito fluída, com um toque jornalístico revelando a profissão de quem a narra, algo que me agrada bastante pois reduz o palavreado ao essencial.
Ler Stieg Larsson é como ir ao cinema; basta sentarmo-nos com o livro na mão e ler afincadamente que logo dá essa sensação, tal é a qualidade das suas suas personagens e descrições. Com tantas qualidades é fácil tornar-se numa leitura altamente viciante, por isso não se admirem os leitores que, tal como eu, fiquem agarrados ao livro horas a fio, aliás, comigo é costume com livros deste género.
Gostei também do contraste entre as duas personagens centrais, Lisbeth e Mikael; ela tão sinistra e misteriosa que o leitor anseia que cheguem as páginas em que o seu nome finalmente surgirá; ele mais perspicaz e objectivo, incansável no que toca ao trabalho e um jornalista de topo. Ambos bastante interessantes, sendo que me senti desde o início mais atraído por Lisbeth Salander. Gostei também da forma como o autor interligou as duas personagens e do enlace romântico entre eles.
Queria também deixar uma palavra de apreço ao autor, que tragicamente faleceu antes de poder ver o seu trabalho chegar aos tops de vendas em vários países, simplesmente trágico. Em suma, gostei muito e recomendo vivamente para quem gosta do género.

Sem comentários:

Enviar um comentário