domingo, 17 de abril de 2011

Bichos - Miguel Torga


Título: Bichos
Autor: Miguel Torga
Nº de Páginas: 94
Editora: Leya - Colecção Bis
Preço: 5,95 €

Sinopse: «Querido leitor:
São horas de te receber no portaló da minha pequena Arca de Noé. Tens sido de uma constância tão espontânea e tão pura a visitá-la, que é preciso que me liberte do medo de parecer cumprimentar-te uma vez ao menos. Não se pagam gentilezas com descortesias, e eu sou instintivamente grato e correcto [...]»

Esta foi, provavelmente, uma das leituras mais curtas e agradáveis que tive o prazer de realizar. Não chega a ser uma centena de páginas; e no entanto estão nelas contidas várias mensagens que me fizeram ler algumas delas repetidamente, pois tive a oportunidade de ver abordado um assunto sobre o qual tenho particular interesse; os animais, a forma como os entendemos e como lida-mos com eles.
Desde o relato da vida de um cão, à vida injusta de um toiro, à vadiagem de um gato; o leitor é levado por uma escrita simples e sempre correcta - ao nível da construção do texto, dando a aparência que lá estão sempre as palavras certas - ou, por outras palavras, estão lá sempre as palavras que o leitor espera encontrar.

A escrita de Torga transborda uma ruralidade apenas passível de alguém verdadeiramente conhecedor da vida em comunhão com a natureza, com uma harmonia e simplicidade perfeitamente transportadas para a escrita. Trata-se de um livro de contos maravilhoso; de um autor que ouvi dizer ser também um grande poeta; vou esperar para ver. Se for, como me dizem, melhor a sua poesia do que a prosa, só pode ser algo excepcional.

Está assim em falta a leitura da última obra do primeiro Hat-trick temático, que teve como tema as letras lusas. Brevemente será noticiado aqui no blog o nome dessa obra; mantenham-se atentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário