quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Os da Minha Rua - Ondjaki


Título: Os da Minha Rua
Autor: Ondjaki
Nº de Páginas: 127
Editora: Leya - Colecção Bis
Preço: 5,95 €


Sinopse: «Há espaços que são sempre nossos.
E quem os habita, habita também em nós.
Falamos da nossa rua, desse lugar que nos acompanha pela vida. A rua como espaço de descoberta, alegria, tristeza e amizade.
Os da Minha Rua tem nas suas páginas tudo isso.»


Opinião: Há livros que me surpreendem pela inteligência exposta em cada página, pelo enredo interessante ou pelos diálogos exuberantes, e depois à livros como este que escritos com uma simplicidade tremenda me fazem ficar viciado nas suas páginas e neste caso voltar a viver acontecimentos do passado, mais propriamente da minha própria infância através dos contos do autor que circulam sempre à volta da sua.
O livro é totalmente composto por pequenos contos sendo todos eles relacionados com a infância e adolescência do autor, uns são estórias passadas em casa no conforto da família, outros são passados na escola ou até mesmo na rua e na casa de amigos de infância, mas sejam eles onde forem, no espaço e no tempo em que decorreram, o que todos eles têm de especial é o efeito causado no leitor, pois ao ler-mos os relatos de alguém sobre a sua infância somos quase que automaticamente transportados para situações armazenadas na nossa memória sobre a nossa própria juventude, o que ao longo do livro vai causando uma enorme curiosidade em saber no que fala o autor no próximo conto, no outro a seguir e nos restantes, o que faz com que seja um livro que é muito facilmente lido em poucas horas.
É engraçado que todos os autores africanos que tenho lido até agora me têm surpreendido pela positiva com livros fantásticos, e não sei se é impressão minha mas consigo notar uma pequena semelhança na escrita de alguns deles, nomeadamente em Pepetela e Ondjaki, que são ambos autores que vou certamente repetir e trazer aqui ao blog por muitas mais vezes.

Enfim, trata-se de um livro de uma simplicidade e de um ambiente fantásticos que me fizeram recordar muitos episódios e peripécias da minha infância, algumas delas até bem parecidas com as que eu vivi e aprontei, talvez seja essa a razão de este livro tão pequenino e simples se ter tornado num dos meus livros favoritos, é simplesmente mágico!


Para quem tenha ficado curioso com o que leu e esteja interessado em comprar o livro ou apenas dar uma vista de olhos nas primeiras páginas, deixo-vos aqui um link onde o poderão fazer desde que possuam um programa de leitura de ficheiros PDF, o link é o seguinte: http://www.dquixote.pt/pdf/osdaminharua.pdf

Cumprimentos, Fernando

2 comentários:

  1. Sim vou querer ler este livro! Só não sabia que eram pequenos contos, não me lembro de ter lido essa referência nas outras opiniões!

    Vou querer saber o que achas desse "Cândido"! :) Foi o primeiro livro que li de Voltaire e adorei o personagem! Não vou dizer nada mais para não estragar-te a leitura. ;)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que o queres ler, tenho a certeza que vais adorar, e sim é um livro de pequenos contos todos eles em redor da infância e da adolescência do autor.

    É claro que quando acabar de ler o "Cândido" vou postar por aqui a minha opinião, e aí verás o que axei.

    Até lá, boas leituras!

    Fernando

    ResponderEliminar